Quebra Galhos

Ficar no meio de uma trilha com problemas como um manete quebrado, um pneu furado, uma corrente partida é sempre desagradável. Teoricamente, todos os problemas são contornáveis desde que o piloto tenha um mínimo de conhecimento mecânico, ferramentas e peças sobressalentes.
Começando pela parte mecânica, o Endurista deve se preparar levando uma pequena mochila tipo "enduro bag", com os seguintes equipamentos:
  • Ferramentas originais da moto,
  • Um alicate de uso comum e uma de bico,
  • Um canivete,
  • Equipamentos para prender, tais como; braçadeiras de plástico, arame, pedaços de câmara de pneu e elástico,
  • Emendas de corrente,
  • Kit para reparo de pneu e/ou reparador instantâneo de pneus,
  • Vela de ignição,
  • Manetes de freio e embreagem.
Para as "peças sobressalentes" a lista pode aumentar de acordo com a disponibilidade do piloto em transportar bagagem.
Para começar, pode-se instalar no guidão um manicoto a mais de cada lado para substituir rapidamente o original em caso de quebra.
Juntos aos cabos originais de freio, embreagem e acelerador podem ser fixados com elásticos cabos de reserva seguindo o mesmo caminho do original.
Outra dica ter sempre um pedaço de corda para ser rebocado, caso a moto não tenha conserto, que pode ser "bem fixada" na própria moto.
Dica quente: Se você costuma fazer manutenção da moto, procure usar sempre as ferramentas que leva na "bag". Assim você irá descobrir se falta ou sobra ferramentas na "bag", e também se elas estão funcionando. Assim não terá supressas quando for utilizar nas trilhas ou no enduro.