Regulamento Copa Pedal 2017







1.       REGULAMENTO GERAL



O principal objetivo da Copa Pedal é de fomentar a prática do Mountain Bike, incentivando os participantes a praticarem um esporte que valoriza a qualidade de vida, bem-estar e saúde. Estreitando os laços de amizade e fraternidade, entre os adolescentes e adultos de diversas idades. Contamos com a participação dos atletas de todas as cidades circo vizinhas e dos praticantes vindos de todo o estado.



A COPA PEDAL é uma competição ciclística da disciplina de MOUNTAIN BIKE do tipo Por Etapas. A prova será realizada em 07 etapas em diferentes cidades, consecutivamente realizada em estradas pavimentadas ou não, trilhas, picadas, rodovias Federais ou Estaduais e o sistema de orientação serão através de sinalização tradicional (setas, fitas de sinalização, fita bumps, tinta spray ou cal), sinalização padrão. Para figurar no ranking da COPA PEDAL, o ciclista deverá se cadastrar no Crateús Off-Road Clube.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no final da 7ª etapa de competição através da somatória dos pontos em que o ciclista conquistou durante todas as etapas em que participou.

1.1.  Serão premiados no final da COPA PEDAL os 10(dez) primeiros colocados de cada categoria com troféus personalizados.

1.2. A organização fornecerá um mapa de apoio (Guia Técnico).

1.3. Durante a prova fica proibida a troca da bicicleta, que será vistoriada e receberá um lacre de identificação no início de cada uma delas. Os demais componentes poderão ser trocados caso haja alguma quebra. Fica permitida a troca de bicicleta entre uma etapa e outra até o momento da vistoria técnica.

1.4. Haverá um tempo máximo para cumprir cada etapa (informada no mapa de apoio impresso ou nos Briefings), caso o atleta não consiga completar a prova no tempo máximo determinado pela organização, o mesmo deverá ir para o final da etapa com a equipe resgate, e terá seu número removido. Se preferir continuar para completar a prova pedalando, ficará por sua conta e risco eximindo a organização da prova de qualquer responsabilidade.

1.5. A apuração da prova será feita manual por ordem de chegada, ao cruzar a linha final do percurso.



2. ROTEIRO/ CATEGORIAS:

Cat. Feminino:

• ELITE
• TURISMO LIVRE(qualquer idade)

Cat. Masculino:

• ELITE 
• JÚNIOR 16 à 22 anos 
•EXPERT 23 à 29 anos 
• KADET 30 à 39 anos • MASTER 40 à 49 anos
• OVER 50 anos a acima • PESO PESADO 95 KG a cima
• TURISMO LIVRE(qualquer idade)

2.1. A idade mínima para a participação no A COPA PEDAL é de 16 anos completados até janeiro de 2017.

2.2. Durante a competição os ciclistas seguem em roteiro aberto cruzando vários tipos de trilhas e estradas vicinais passando por sítios, fazendas, vilas, povoados e sujeitos as penalidades legais, imposta pelo Código Brasileira de Transito.

3. INSCRIÇÃO/VISTORIA TÉCNICA

3.1. Todos os inscritos devem apresentar-se juntamente com suas bikes para credenciamento e vistoria no dia subsequente as provas.

Será obrigatória a doação de 02(DOIS) kg de alimentos não perecíveis no ato da inscrição, bem como comprovante do pagamento da taxa de inscrição, documentos pessoais, nota fiscal da bike, e se for estrangeiro será exigido passaporte.

3.2. Para as demais etapas todos os competidores de todas as categorias deverão passar pela vistoria até 15 min. antes da largada de cada etapa.

3.3. A função da vistoria técnica será de identificar e lacrar o quadro da bicicleta que será utilizada na etapa correspondente e para verificar se o ciclista está corretamente trajado.

3.4. O ciclista que perder o prazo da vistoria largará atrás do pelotão, depois de passar pela vistoria.

3.5. O ciclista que não estiver corretamente trajado, com os equipamentos exigidos, deverá largar no final do pelotão após regularizar seu equipamento.

3.6. Aos ciclista, será obrigatória a utilização dos seguintes itens e equipamentos: Capacete com inscrição do grupo sanguíneo e fator Rh, calçado e roupas apropriadas, uma caramanhola ou uma mochila para hidratação, bicicleta em condições de segurança, tampa de guidão.

3.6. É recomendado ao competidor que tenha em mãos um kit com ferramentas essenciais, bomba de ar, câmara e remendos de reserva.



4. LARGADA / CHEGADA

4.1. A Largada para cada etapa será por categorias e obedecerá à seguinte ordem de alinhamento:



• ELITE Masculina

• ELITE Feminina
•EXPERT 23 à 29 anos 
• KADET 30 à 39 anos 
• MASTER 40 à 49 anos
• JÚNIOR 16 à 22 anos 
• OVER 50 anos a acima 
• PESO PESADO 95 KG a cima
• TURISMO LIVRE(qualquer idade).  

4.2. O Diretor de Prova, o Delegado Técnico ou Comissário (a) Chefe além de poder mudar a ordem de largada caso julgue conveniente eles também podem declarar que houve uma largada falsa se, por alguma razão, um ou vários ciclistas forem prejudicados. A largada será repetida assim que o problema for solucionado.

4.3. É obrigatório à presença do ciclista na largada promocional (caso tenha) com sua bike e vestido de maneira adequada para a competição, caso contrário será penalizado com 10 minutos de acréscimo no seu tempo total de prova.

5. COMPORTAMENTO DO CICLISTA:

5.1. O ciclista deverá respeitar o trajeto da prova e não poderá recorrer a atalhos.

5.2. Não deverá se utilizar nenhum meio que possa ser considerado desleal para obter vantagem sobre os outros ciclista.

5.3. O ciclista não poderá utilizar linguagem de baixo calão, adotar comportamento anti-esportivo, ser desrespeitoso com os comissários do evento, ou não obedecer ao regulamento da prova.

5.4. O ciclista também não poderá fazer uso de substâncias identificadas na lista dos produtos proibidos pela UCI (www.uci.ch).

5.5. O ciclista não poderá portar armar de fogo ou qualquer tipo de material perfurante.

6- PENALIDADES

6.1. Qualquer penalidade pode, conforme natureza da falha cometida, ocasionar uma ou mais sanções. Advertência verbal recua de uma ou mais posições, eliminação na etapa, eliminação na competição, penalidade de tempo.

6.2. O desconhecimento do regulamento não pode ser admitido como desculpa para evitar penalidades. Todos os ciclista deverão tomar conhecimento do regulamento antes da competição.

6.3. O ciclista que não completar o percurso total da etapa ou após o tempo máximo será eliminado da competição.



7- DISPOSIÇÕES GERAIS E TIPOS DE PENALIDADE

7.1. DESCLASSIFICAÇÃO DA COMPETIÇÃO

7.1.1. Agarrar o vestuário de um concorrente

7.1.2. Puxar ou empurrar um concorrente

7.1.3. Movimentar-se apoiando em outros veículos

7.1.4. Acordo irregular entre atletas de equipes diferentes

7.1.5. Comportamento irregular contra outros atletas, organizador ou com o público.

7.1.6. Alterar a sinalização da prova.

7.1.7. Colocar qualquer adesivo sobre o NUMBER PLATE.

7.1.8. Alterar o NUMBER PLATE, como cortá-lo para torná-lo mais aerodinâmico.

7.1.9. Obstrução do percurso

7.2. Se fizer substituir por outro atleta

7.2.1. Cruzar o arco de chegada pelo lado contrário

7.3. ADVERTÊNCIA VERBAL E ACRÉSCIMO NO TEMPO TOTAL (20MIN)

7.3.1. Tomar atalho (dependendo do atalho o tempo de penalização pode ser maior)

7.3.2. Atleta recebendo apoio de forma irregular

7.3.5. Jogar lixo na trilha fora da área especificada.

8 - SEGURANÇA

ATENÇÃO! Os locais e trilha por onde passa o roteiro da competição possuem fauna e flora diversificadas, sendo latente a possibilidade do mesmo vir a se deparar no trecho percorrido com animais peçonhentos: cobras, aranhas, abelhas, maribondos, etc., que poderá através de mecanismos de autodefesa vir a causar acidentes, bem como poderá o ciclista ainda sofrer choques abruptos com galhos de árvores, buracos e depressões existentes no trecho e no percurso, assumindo, em vista do conhecimento prévio destas possibilidades, todos os riscos decorrentes deste fator fortuito com relação aos quais considera o prestador de serviço (organizadores do evento) integralmente isento de qualquer responsabilidade.

8.1. Um sistema de segurança e primeiros socorros se estabelecerão de tal forma que possa ir ajudar aos corredores, a qualquer lugar e no prazo mais breve possível.

8.2. Somente os veículos da organização, dos serviços médicos, segurança e dos meios de comunicação cuja presença seja considerada indispensável terão autorização para entrar no percurso.

8.3. O resgate da prova só levará em consideração os ciclista que estiverem dentro do percurso original da etapa.

8.4. Por medidas de segurança o percurso das etapas poderá sofrer alteração no decorrer da competição caso a direção de prova julgue necessário.

8.5. Serão fornecidos pela organização no mínimo três pontos de abastecimento d’água (hidratação) por etapa. A localização desses pontos será informada no mapa de apoio impresso ou nos “briefings” que antecedem a etapa.

8.6. O resgate da prova dará apoio a todos os ciclista na trilha, no tempo mais breve possível, os ciclista quebrados serão levados para o final da etapa, ficando para a equipe de apoio do atleta a responsabilidade de fazer o translado do mesmo a partir daí até a cidade.



8.7. Em caso de acidente, a organização prestará auxílios emergenciais de primeiros socorros no tempo mais breve possível depois levará o competidor via terrestre até a cidade mais próxima onde haja um centro médico para atender a pessoa acidentada, cabendo à equipe de apoio do ciclista a partir daí a total responsabilidade em acompanhar seu ciclista inclusive arcando com todas as despesas médicos/hospitalares.

8.8. Ao ciclista recomenda-se que deva possuir um plano de saúde de cobertura nacional com remoção de urgência via aérea e um seguro de vida e acidentes contra terceiros com cobertura para prática de esportes de aventura que inclua a modalidade Mountain Bike.

8.9 Ao inscrever-se na competição o ciclista assumi estar gozando de boa saúde e bem treinado, preparado para disputar uma competição desta natureza.

9. CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

9.1. A composição do pódio deve ser em posição de honra e respeito aos demais ciclista, publico e organizadores do evento.

10. RESPONSABILIDADES

10.1. Os ciclista são responsáveis pelos seus atos e por quaisquer consequências que deles possam advir, seja a sua própria pessoa ou terceiros, isentando as entidades e empresas envolvidas direta ou indiretamente neste evento de toda e qualquer responsabilidade sobre o mesmo.

10.2. O Crateús off Road clube se reserva no direito de usar as imagens obtidas durante o evento para divulgação própria, campanhas publicitárias e mídia em geral sem ônus e encargos financeiros.

10.3. Qualquer alteração neste regulamento será feito através de adendos e disponibilizados no blog e no mural da competição, qualquer duvida o ciclista deve procurar o organizador.

11- RECURSOS

11.1. Todo corredor que se sentir prejudicado durante qualquer das etapas da competição, pode entrar com recurso por escrito junto a Direção da Prova no prazo de até 30(trinta) minutos após a divulgação do resultado extra-oficial.

11.2. Se o protesto for procedente, será refeito outro resultado.

11.3. Após a divulgação do resultado oficial de cada etapa, ao ciclista não caberá mais nenhum recurso sobre este, pois o resultado só será analisado e julgado pelo diretor de prova.

11.4. Se a organização não puder dar solução ao protesto em até 60(sessenta) minutos após o prazo máximo para recebimento dos mesmos, deverá ser marcada nova data e local para entrega de resultados e troféus da categoria/modalidade reclamante.

12. DA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS
12.1
Serão atribuídos pontos para cada prova da seguinte maneira aos 20º primeiros colocados de cada categoria :
Colocação/pontuação

1º=25            2º=20           3º=18           4º=17          5º=16        6º=15        7º=14          8º=13                 9º=12           10º=11        11º=10          12º=9          13º=8        14º=7        15º=6            16º=5   17º=4           18º=3          19º=2            20º=1                                 
12.2. Em caso de empate o critério de desempate será a pela a maior idade do competidor.



13.CADASTRO

13.1.  O ciclista deve ser cadastrado para poder ranquiar nas etapas da copa pedal, com valor de uma inscrição simples R$ 40,00.



14.INSCRIÇÃO

14.1. Valor da inscrição simples R$ 40,00 + 2 kilos alimentos não perecíveis(ciclista cadastrados).

14.2  Valor de inscrição para ciclista NÃO cadastrados R$ 50,00 + 2 kilos alimentos não perecíveis.

14.3  Os ciclistas de idade menor que 18 anos, deverá ter a autorização dos pais ou um adulto responsável.
 



15. DA PREMIAÇÃO POR ETAPAS
15.1. Premiação em Troféu para 1º ao 5º Colocados de cada categoria e medalhas de participação para os demais competidores.



16. SORTEIO DE BRINDES

16.1 Sorteio de brindes para todos os participantes, desde de quando o evento tenha adquirido.

16.2 Sorteio de uma BIKE MTB no final da COPA PEDAL, para todos os ciclistas cadastrado. 



17. MARCAÇÃO DO PERCURSO

       1. Todo o percurso estar marcado com sinalização visual.

       2. Sinalização  sentido DIREITA -  Placa branca com seta preta a palavra DIREITA;

       3. Sinalização sentido ESQUERDA - Placa branca com a seta preta e a palavra ESQUERDA;

       4. Sinalização sentido EM FRENTE - Placa branca com o seta preta e a palavra SIGA

       5. Sinalização trecho de PERIGO - Placa branca com desenho de CAVEIRA;

       6. Sinalização Sentido INCORRETO - Placa branca com um X PRETO;

       7. Sinalização de HIDRATAÇÃO - Placa branca com a o nome ÁGUA;

       8. Sinalização de INÍCIO - Placa branco com o no INÍCIO;

       9. Sinalização de FINAL - Placa branca com o nome FINAL.